Newsletter:     Formato:      

15.00€

As Memórias de Um Comando

As Memórias de Um Comando

Adicionar

Data: Saturday 03 January, 2015

por Filipe Paulo Matos do Nascimento

Apesar de conhecer o Zé Carlos de quem tenho o prazer de ser amigo, com a leitura deste livro conheci outro Zé Carlos, um menino que cresceu a pulso e depressa se tornou um jovem corajoso, patriótico e aventureiro, que o leva a enfrentar o flagelo da guerra colonial, com todas as consequências que daí advinham, onde muitos desejavam não estar e se possível até desertar, o autor oferece-se para defender o seu país e parte para esse desconhecido. No entanto com o decorrer dessa missão ele vai começar a questionar o sentido da guerra, serve quem? E para que? Como se fosse uma introspeção, uma busca do seu EU, Zé Carlos sai mais forte.
Mas o livro não vive só da guerra colonial, leva-nos numa viagem pelos diversos momentos da vida do autor, os locais onde trabalhou, as amizades que fez e as que mais o marcaram, bem como a cidade de Espinho nessa época.
Este livro é acima de tudo uma ida ao sótão das memórias do autor, o retirar das teias de aranha das diversas imagens que estariam aí arrumadas definitivamente, o rebuscar de lembranças que ao fim destes anos voltaram à luz do dia, e de certeza que muitas outras ficaram à espera de uma nova oportunidade.
Sendo o primeiro livro do Zé Carlos, é de uma leitura fácil e extremamente fluida, como se fosse uma conversa de amigos.

Filipe Nascimento
(Historiador)

Classificação: 5 de 5 Estrelas! [5 de 5 Estrelas!]

Comentar Voltar
Autores
Partilhar Artigo
Partilhar por E-Mail Partilhar no Facebook Partilhar no Twitter Partilhar no Google Buzz Partilhar no Digg