Newsletter:     Formato:      

Por Ti Seguirei

16.00€

Autor: Jorge Pópulo

Número de páginas: 354

Edição: 2012-12

Tamanho: 235 x 153 mm

Excerto da obra

Comentários

Sinopse

Romanos e Cartagineses, após um primeiro conflito, trouxeram a disputa pelo Mundo Antigo para a Ibéria. As terras, e as suas gentes, mais a Oeste do Grande Mar Interior [Mediterrâneo] sentiram o peso e o custo da 2ª Guerra Púnica.
A hora era já tardia. No horizonte, numa repetição que se fizera hábito, a ansiedade propagava-se pelo crepúsculo. Ao inclinar do sol esvaecia por mais um dia a esperança da chegada de notícias. Rubínia, lá bem no topo do promontório que definia o centro do povoado, olhava para a entrada Este, bem demarcada no terceiro e mais exterior pano do sistema amuralhado de pedra ciclópica.
Prolongava a sua vigília por quanto os seus olhos conseguissem atinar com alguma silhueta ao longe, na penumbra. Somavam-se os dias de espera e mais estendida ficava a vigia; regressava a casa cada vez mais tarde para tratar dos afazeres domésticos.
Contudo, aquele entardecer seria diferente dos que se haviam arrastado penosamente pelos últimos e longos ciclos lunares. Rubínia, quase a ponto de deixar a guarida, esticou-se em frente e estrebuchou. Uma nuvem de poeira surgiu quase tão confusa como o próprio escurecer. Teve aquela sensação: “hoje arribam novas!”. Foi como um sussurro de Endovélico a garantir-lhe a chegada de um mensageiro, que ao fundo já subia, a franquear a passagem para a fortificação. Daí, o estranho calcorreou o labirinto de ruelas até ao edifício maior, o lugar de reunião do Conselho que governava Tanábriga.

E por quem tanto ansiava Rubínia?!
… Por Tongídio, seu marido. Ausente desde aquela dolorosa despedida, quando partiu integrado na hoste dos guerreiros lusitanos, para engrossar o exército do grande general Aníbal. Porém, a primeira campanha de Aníbal, com o objectivo de atingir Roma pelo continente, galgando Pirenéus, Gália e Alpes, resultou num rotundo fracasso, no decurso do qual desapareceu Tongídio. Conhecida a notícia, Rubínia não se subordinou à fatalidade, desencadeando um desassossego que revolveria terra e céu na demanda do seu marido, e que arrastaria toda a Ibéria. Por ele seguiria… sempre!

A partir deste ponto de ignição, cresce o drama, a acção, e misturaram-se as personagens e os episódios, ampliando exponencialmente os efeitos e os resultados expectáveis inicialmente.

De um amor singular a uma pátria de afectos… só poderia ser (n)a Ibéria!
Autores
Partilhar Artigo
Partilhar por E-Mail Partilhar no Facebook Partilhar no Twitter Partilhar no Google Buzz Partilhar no Digg