Newsletter:     Formato:      
Miguel Leitao

Miguel Leitao

Miguel António Pinto Leitão nasceu em 1946 no Arcozelo, concelho de Moimenta da Beira, localidades em que fez a Instrução Primária e os primeiros anos do Ensino Liceal. Concluído o antigo 5.º ano no Externato infante D. Henrique, frequenta em Viseu o curso do Magistério Primário e, posteriormente, completa em Lamego o 3.º ciclo do Ensino Secundário. Cumprido o Serviço Militar, matricula-se na Faculdade de Letras da Universidade do Porto, tendo-se licenciado em 1975, em Filosofia, área em que passa a exercer funções docentes.

Professor e co-autor de manuais de Filosofia e de Psicologia, sempre repartiu a sua actividade com a Poesia, tendo organizado numerosos saraus nas escolas em que leccionou, e participado na concepção e realização de actividades culturais, nomeadamente o Prazer do texto, programa de periodicidade mensal desenvolvido no Clube Literário do Porto. Tem poesias publicadas em obras como Introdução à psicologia – Edições Asa (1978) e Poemas para uma morte antecipada – Alpha Publicações (1994), em jornais quinzenários e mensais como Terras do Demo e Noites de poesia e em antologias, como Tertúlia em flor – edium editores (2008) e 45 poemas pela vida – edium editores (2010). Ultimamente, publicou Em nome das palavras, livro de poesia em que se incluem alguns dos poemas que escreveu ainda na década de 60 – edium editores (2010). Tendo colaborado em recitais de poesia na Fnac de Santa Catarina, no Clube Literário e no Ateneu Comercial do Porto, é actualmente assíduo leitor no Grupo Dramático e Musical Flor de Infesta, no Centro Recreativo de Mafamude, na Galeria Vieira Portuense, na Casa de Cultura de Paranhos, no Museu Romântico e em outras instituições culturais e recreativas da cidade do Porto.

No campo das artes visuais, dedica-se ao Desenho e à Pintura, sendo de registar: 1.º prémio de Desenho “Oliva” na E. M. P. de Viseu, 1964; 1.º prémio de Pintura a Óleo, Categoria Universitários, na exposição organizada pelo Mira Clube no Porto, 1973. Representado em coleções particulares e instituições, participou em várias exposições individuais e coletivas.

Comentários

Livros publicados

  • O tempo e as coisas
  • Vento na alma
Autores
Força Tomás
Força Tomás
13.00€
10.00€