Newsletter:     Formato:      
Eduardo Sousa Pereira

Eduardo Sousa Pereira

Eduardo de Sousa Pereira, nasceu a 12 de julho de 1948, numa aldeia beijada pelo rio Douro, em Castelo de Paiva.
Sendo o mais velho de 9 irmãos, desde muito cedo, precisamente aos 11 anos, começou a trabalhar nas mais duras profissões até que, após cumprir o serviço militar, resolveu ir além da 4.ª classe e, sempre como trabalhador-estudante, concluiu em 1990, o Curso de Medicina na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto.
Desde criança, começou a descobrir poesia no cantar dos pássaros e dos grilos, na trémula luz das estrelas, na voz serena das fontes, no ziguezaguear dos carreiros das formigas, nas sombras das escuras noites da sua aldeia e a senti-la na própria superfície plantar que, descalça, pisava a erva macia mas também os caminhos mais agrestes e sinuosos.
Porém, somente aos 55 anos, quando foi colocado como cirurgião num hospital distante de casa, talvez estimulado pela saudade, resolveu pôr essa poesia no papel e guardar para si o que escrevia.
Desafiado por um concurso, lançado pela EdiServ, em 2014, decidiu, pela primeira vez, partilhar os seus poemas e concorrer com 4 sonetos que foram todos selecionados, um deles em primeiro lugar e, posteriormente, publicados no livro Talentos Ocultos da mesma Editora. Este facto constituiu um grande estímulo para continuar a escrever e hoje tem vários sonetos escritos, além dos que constam deste livro, assim como algumas baladas que, oportunamente, espera publicar.

Comentários

Livros publicados

  • Margens de Poesia
Autores
Terra de Ontem
Terra de Ontem
15.00€
10.00€