Newsletter:     Formato:      
Luis Lopes

Luis Lopes

Luís Orlando Henriques Lopes nasceu em Lisboa, na freguesia do Campo Grande, a 14 de Outubro de 1955, e é o mais velho de três irmãos.

Antigo atleta enquanto jovem, cedo se apaixonou pela estatística atlética, que foi desenvolvendo ao longo dos anos. Licenciado em Direito pela Universidade Clássica de Lisboa em 1978, acabaria por desempenhar funções compatíveis nos CTT, primeiro e a partir de 1982, e na Portugal Telecom depois, no âmbito da acessória jurídica laboral. Antes foi professor do ensino secundário e funcionário administrativo de uma empresa de construção civil, além de primeiro secretário técnico profissional da Federação Portuguesa de Atletismo.

Manteve sempre, paralelamente, actividade como jornalista free lance, tendo trabalhado no antigo Mundo Desportivo e depois em A Bola, e mantendo ainda colaboração actualmente com o jornal Público. Desde o final dos anos oitenta do século passado passou a fazer comentários de atletismo para a RTP, algo que se mantém na actualidade, tendo coberto todas as maiores competições internacionais, e esteve sempre como comentador de atletismo desde a criação da SportTv e do canal Eurosport em português, tendo neste último alargado os comentários ao biatlo e esqui de fundo.

Manteve igualmente longa colaboração com a estação de rádio TSF.

Comentários

Livros publicados

  • Porto a Correr - 20 anos Depois
  • Manuela Machado 20 Anos de Campeã
Autores
Força Tomás
Força Tomás
13.00€
10.00€