Newsletter:     Formato:      
Abílio Machado

Abílio Machado

Abílio Machado nasceu em janeiro de 1947, em Guardizela, Guimarães, numa família humilde, sendo o mais velho de oito irmãos. Frequentou a escola primária de 53 a 56.
Aos 10 anos ingressou no seminário, o que terá marcado a sua personalidade e o interesse pela vida cultural.
Abandonado o seminário, vai para Coimbra, em 66, onde segue a vida académica, no curso de Direito. Fez o serviço militar obrigatório de 1969 a 1972, tendo sido mobilizado para a guerra colonial, na Guiné, de 1970 a 1972.
Trabalhou como delegado de informação médica durante 31 anos.
Aos 60 anos aposentou-se.
Em 1985, dinamiza um grupo de jovens desafiando-os para cantarem as janeiras e... desde aí a música como que fez acordes com a amizade mantendo-se uma presença constante na sua vida.
Narrador de histórias, amante da boa gastronomia, a sabedoria é um acento tónico no seu dia a dia, que gosta de partilhar como bom conversador.
Não guarda para si o que aprende e com frequência o ouvimos transmitir histórias deste e doutros mundos.
Amante da natureza e dos homens, com a teimosia que lhe corre nas veias, iniciou-se como peregrino a Santiago em Agosto de 1993, após - segundo diz - uma conversa tida com o Santo.
Os motivos culturais, do espírito, a curiosidade histórica fizeram com que se apaixonasse por estes caminhos e não mais parou, somou ao registo do olhar, as palavras salpicadas da alma, no seu exponente máximo de sentido crítico e sensibilidade...
A 10 agosto de 1993, “a torre da velha igreja exultou, batendo as nove badaladas...” e os primeiros caminhos de Santiago surgem enternecidos e eternizados, por vontade e por paixão, estreando-se na literatura com os seus diários, pincelados de um humor característico.
Redescobre-se um narrador que estava adormecido. O seu destino era mesmo este e isso o deve a um santo...
A natureza e os caminhos foram os seus cúmplices... e no silêncio das folhas quase se ouve o resvalar das pedras... avancemos, rumo a Compostela!

Comentários

Livros publicados

  • Diário dos Caminhos de Santiago
Autores
Força Tomás
Força Tomás
13.00€
10.00€